A RAINHA QUE TRANFORMOU PÃO EM ROSAS





Retrato de Santa Isabel de Portugal, por Zurbaran em 1638.
Mede: 42, 1,84 x 0,90 m. Óleo sobre tela. Museo del Prado, Madrid.


Santa Isabel de Portugal nasceu em 11 de fevereiro de 1270, em Saragoça; era filha de Pedro III, rei de Aragão. Recebeu seu nome em homenagem à sua tia, Santa Isabel da Hungria, canonizada anos antes, e de quem se esperava que Isabel herdasse a bondade e a santidade.

Quando a filha nasceu o rei de Aragão ainda era um jovem e afoito príncipe e com uma enorme vontade de se divertir nas baladas... Assim deixou que fosse o seu avô, Tiago I, convertido à vida devota, a ocupar-se da educação da neta.

Com doze anos, Isabel foi pedida em casamento por três príncipes. E esses não eram encantados, eram príncipes de verdade! Os pais escolheram-lhe o que morava mais perto - D. Dinis, herdeiro do trono de Portugal, que colocou sobre a cabeça da jovem esposa coroa de rainha, e sobre seus ombros a pesada cruz de uma convivência de mártir. Isabel deu ao rei dois filhos: Constância, futura rainha de Castela e Afonso, herdeiro do trono de Portugal.

As numerosas aventuras extraconjugais do marido humilhavam-na profundamente. Mas Isabel mostrava-se magnânima no perdão criando também os filhos ilegítimos de Dinis, aos quais reservava igual afeto. Dinis, (ciumento que era!) deu crédito às calúnias e insinuações de um cortesão sobre a rainha. Mas a inocência de Isabel triunfou.


O MILAGRE



Conta-se que, no ano de 1333, em Portugal, houve uma fome terrível, durante a qual nem os ricos eram poupados. Para aliviar a situação de fome, D. Isabel empenhou suas jóias e mandou vir trigo de lugares distantes para abastecer o celeiro real, e assim manter seu costume de distribuir pão aos pobres durante as crises.

Foi justamente em um dos dias de distribuição que o rei apareceu inesperadamente. Temendo a censura, ela escondeu os pães embaixo de um manto sobre os braços. O rei percebeu o gesto e perguntou surpreso: - Que escondes? A rainha, erguendo o pensamento ao Senhor, disse em voz trêmula: - São rosas, senhor. O rei replicou: - Rosas em Janeiro? Só no CEAGESP!! Deixai que eu as veja e sinta o perfume! - Ordenou o rei.

Santa Isabel abriu os braços e no chão, para surpresa geral, caíram rosas frescas, perfumadas, as mais belas até então vistas.O rei Diniz não se conteve e beijou as mãos da esposa, retirando-se enquanto os pobres gritavam: Milagre, milagre!!
Santa Isabel faleceu no dia 4 de julho de 1336, aos 65 anos.

ORAÇÃO PARA SANTA ISABEL :

Ó querida Santa Isabel, sob a vossa proteção queremos nos colocar. Vossa espiritualidade nos inspira ainda hoje no seguimento de Jesus. Ensinai-nos a acolher com carinho os pobres, os doentes, os abandonados, manifestando a eles o imenso amor do Pai. Estimulai-nos para que tenhamos coragem de estar ao lado deles, defendendo as suas lutas e assumindo as suas dores. Assim como vós, queremos construir a paz, partilhar o pão da justiça e distribuir rosas de alegria aos nossos irmãos. Intercedei por nós para que também possamos, um dia, gozar das alegrias celestes na presença de Deus.





fonte: Flores e Versos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário