Flor que não se cheira !!!







Rafflesia arnoldii

Cientistas americanos descobriram através de análises genéticas a linhagem da flor da Raflésia que é conhecida como uma das flores mais fedorentas do mundo!

O fato se origina devido ao odor de carne estragada que a Rafflesia arnoldii exala. Sendo muito comum na Indonésia, Malásia, Tailândia e Filipinas, ela pode chegar a ter mais de um metro de diâmetro e pesar até 12 quilos.

O género Rafflesia foi descrito pela primeira vez em 1819 por Robert Brown e contém de 15 a 19 espécies, incluindo quatro espécies cuja taxinomia é mal conhecidas e algumas aparentemente extintas.

A descoberta, divulgada na revista Science, de que uma das espécies pertence a família das Eufhorbiaceae causou certo espanto porque essa família contém muitas espécies que possuem flores pequenas utilizadas em ornamentações e até em jardins como os crótons e a coroa-de-cristo.

Curiosidade - A Rafflesia é considera como a flor oficial do estado de Sabah, na Malásia, e da província de Surat Thani, na Tailândia e foi descoberta em 1818, na floresta tropical húmida da Indonésia, por um guia local que trabalhava como colector para o botânico britânico Joseph Arnold. O nome Rafflesia foi atribuído em honra de sir Thomas Stamford Raffles.




Titan arum

Outra flor que sempre atrai curiosos é a Titan arum (Amorphophallus titanium), que foi descoberta pelo biólogo italiano Odoardo Beccari em 1878, na ilha de Sumatra, Indonésia.

Além do tamanho (uma vez aberta ela pode alcançar 6 metros de altura e pesar até 75 quilos), a Titan arum surpreende pelo mau cheiro que exala, em decorrência de uma série de processos químicos que ocorrem em seu interior como um mecanismo para atrair as moscas, que são suas polinizadoras.

Dizem que cada dia de vida da flor, mas fédida ela fica... coisas da natureza!
Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário