CAMÉLIA





A camélia é uma flor emblemática e de forte significado. Durante toda a história ela foi usada por personalidades ou representada de inúmeras formas, mas denotando sempre força, firmeza de ideais e liberdade.

Já em 1848, o escritor Alexandre Dumas Filho publica o famoso livro A Dama das Camélias, que narra o drama e o romance de uma cortesã por um rapaz da sociedade e todas as dificuldades que ela sofre até o leito de morte por esse amor. A obra foi inspirada no romance do escritor com a cortesã Marie Duplessis, e ainda no fato de ser ele próprio filho ilegítimo de Alexandre Dumas.

Segundo o livro As camélias do Leblon e a abolição da escravatura — Uma investigação de história cultural, a flor se tornou símbolo da luta contra a escravidão no Brasil. No dia 13 de maio de 1888, data da abolição da escravatura, a princesa Isabel recebeu vários presentes, entre eles a famosa caneta de ouro, cravejada de brilhantes e rubis, utilizada para assinar a lei Áurea. Porém, o presente que emocionou a princesa e chamou a atenção da platéia que acompanhava o ato foram dois buquês de flores de camélias artificiais e naturais. Exibidas nas lapelas, as camélias funcionavam como uma senha para os abolicionistas se identificarem e por isso se tornou o principal símbolo da luta pela libertação dos escravos.

As camélias naturais que a princesa recebeu foram colhidas do quilombo do Leblon, no Rio de Janeiro. Seu líder, o fabricante de malas José de Seixas Magalhães, era um imigrante português que mantinha boas relações com figuras centrais do movimento abolicionista, entre elas Rui Barbosa, José do Patrocínio, André Rebouças e até a princesa Isabel.

A maior de todas as estilistas, Coco Chanel também adotou a camélia como símbolo, no entanto, pouco se sabe sobre o que é que a levou a fazer da camélia o seu emblema. Há quem diga que Coco usava uma camélia branca na lapela ...



C U R I O S I D A D E



Em Portugal existe um Rally somente realizado com carros clássicos e chama-se Rally das Camélias de Sintra.

Em 1936 Greta Garbo interpretou a cortesã Marguerite Gautier e nas primeiras cenas já mostra a personagem e sua paixão pelas camélias.


Greta Garbo como a cortesão Marguerite Gautier, com um buquê de camélias



Para conhecer a história das camélias e da escravatura brasileira:

As camélias do Leblon e a abolição da escravatura — Uma investigação de história cultural
Autor: Eduardo Silva
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 142 páginas


Para ver o filme:
Título Original: Camille

Gênero: Drama

Duração: 109 min.

Ano: EUA - 1936

Distribuidora: MGM

Direção: George Cukor

Roteiro: Zoe Akins, Frances Marion e James Hilton, baseado em livro de Alexandre Dumas Filho

Fonte: Flores e Versos.

Um comentário:

  1. ...adorei ... uma flor linda, pouco valorizada trazendo muitos significados...Obrigada pelo texto e dicas...

    ResponderExcluir