Buffet

Emoticons

Dicas para o Buffets


A utilização do serviço de buffet é uma das melhores opções, mas nada de contratar qualquer um só porque sua amiga ou um parente disse que era bom, lembre-se que ele será responsável por 50% das despesas. Investigue e descubra se realmente o buffet sugerido é de boa procedência.
Aqui seguem algumas dicas:

A reserva – se vocês já escolheram o buffet, reserve a data da recepção, principalmente se ela ocorrer em meses concorridos como maio, setembro e dezembro.
O cardápio – o buffet demonstrará vários tipos de cardápio, escolha o que mais lhe agradar, e caso vocês tenham em mente um prato que não contem no cardápio, falem com o buffet e veja onde ele melhor se encaixa.

O serviço – Escolhido o tipo e o horário da cerimônia, é o momento de definir qual serviço irão:Americano - os próprios convidados se servem e comem nas mesas.

Franco americano - os convidados se servem e comem em pé, com o prato na mão.

À Inglesa - os convidados são servidos pelos garçons nas mesas, com os pratos prontos.

À Francesa - os convidados são servidos pelos garçons em suas próprias mesas.

Experimente – marque uma hora para fazer a degustação dos pratos solicitados ao buffet. Se puder participe de uma festa onde o buffet escolhido estará servindo.
Contrato - fique de olho na hora de assinar o contrato, peça para que seja tudo especificado em todos os detalhes - os serviços inclusos, o cardápio, quais bebidas estão inclusas e o que foi acertado verbalmente.

Local – se o buffet tiver salão próprio verifique se a estrutura comporta a quantidade de convidados que terão, olhe os banheiros a cozinha, toalhas que poderão se usadas, o estacionamento se eles dispõe de manobristas e a segurança. E especifique tudo no contrato.

Emoticons


Menu Sofisticado


Com apresentação impecável e sabor irresistível, os buffets ganham cada vez mais destaque nos grandes eventos, além de representar 50% do investimento da festa, pode-se contar com cada vez mais ingredientes nobres e mãos talentosas assinando cada prato servido.
Escolher o menu do casamento não é uma tarefa fácil, há muitos pontos a se analisar, desde os sabores preferidos dos noivos ao que realmente pode ser aproveitado desta destilação de informações.
Ao se criar os pratos que serão servidos, deve-se ter cuidado, pois requer mais que conhecimento de gastronomia e sabores, a criatividade e o bom gosto são fundamentais.
Escolha antes de tudo o horário da festa e a época em que ela será realizada; quanto mais cedo e mais próximo do verão, mais leve deve ser o cardápio, e quanto mais frio e tarde o evento, mais os pratos calóricos serão bem vistos. O primeiro passo é escolher o catering e antes de definir por qual optar, faça uma prova de todo o menu proposto, para ver se está ao agrado.
Para definir o menu do buffet vários pontos podem ser discutidos. Pense em algum jantar que fizeram juntos, ou alguma viagem em que não se esqueceram do sabor daquele prato servido no bistrô. Também a origem da família pode ser levada em consideração, afinal, o casamento é a união de parentes e amigos, e o que pode ser mais intimista que servir algo que esteja relacionado com os noivos.
Pense em um belo coquetel, pode ser canapés, servidos pelos garçons ou uma mesa de frios, seguido de uma leve entrada como um parmentier com bacalhau; o jantar, com saladas, pratos quentes, massas, carnes e, é claro, a sobremesa, que pode ser servida em pratos individuais e bem decorados, tudo harmonicamente combinando. Outro fator que deve ser levado em consideração é a apresentação destes pratos, que em si devem ser tão graciosos que se come com os olhos, afinal, investir no recipiente ou na apresentação dos pratos torna-os ainda mais irresistíveis


CANAPÉS

Servir canapés não é levado muito em consideração por alguns, mas eles, além de anteceder o prato principal, fazem papel de anfitriões do evento, já que, enquanto os noivos ou formandos estão tirando fotos e se organizando, a mesa pode estar posta ou pequenas porções sendo servidas para “distrair”os convidados.
Há uma infinidade de modelos e sabores, desde os tradicionais com torradas e pates, aos mais requintados feitos de massa e recheio de camarão ou caviar. Para os mais lights, existem canapés de vegetais, como abobrinha, pepino e barquinhas feitas de folhas e recheadas de ricota e tomate seco. Para quem acha que são somente servidos com pates se enganam, alguns acompanham carnes, como é o caso do canapé de carpaccio de rosbife.
A apresentação é fundamental, não basta apenas ser gostoso, deve-se comer também com os olhos. Os detalhes, como tomates, ervas finas entre outras combinações, enriquecem os olhos e também o paladar. Os canapés também podem ser servidos em pequenos pratos decorados com folhas de hortelã ou frutas, ou serem expostos em mesas. Faça formatos com os canapés ou coloque-os em fileiras combinando as cores, quanto mais criativo melhor.
A quantidade depende da variedade de opções contratadas, sendo que em média são 5 para cada pessoa.
Converse com seu buffet e peça um cardápio especial composto de canapés e dislumbre seus convidados com esta pequena arte.



Emoticons




Fonte:Revista Casamento e eventos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário