ROSAS



SIGNIFICADOS DAS ROSAS



As rosas representam o amor, mas suas cores possuem significados especiais:

Rosa Vermelha - amor, paixão

Rosa Amarela - felicidade, amizade

Rosa Rosa - amizade, carinho

Rosa Chá - respeito, admiração

Rosa Branca - pureza, paz

Rosa Laranja - fascínio, encanto

Rosa Champagne - admiração, reverência


Rosa Branca - Reverência, segredo, inocência e pureza

Rosa Vermelha - "Eu te amo", respeito e adoração, amor, afeto e estima

Rosa Branca e Vermelha juntas - Unidade

Rosa em tons rosados claros - Graça e gentileza

Rosa em tons rosados escuros - Gratidão e agradecimento

Rosa Champagne - Admiração e simpatia

Rosa em tons alaranjado ou coral - Entusiasmo e desejo

Rosa Vermelha e Amarela juntas - Felicidade

Rosa Misturada em tons claros - Amizade e Solidariedade

Rosa Amarela - Meia idade, respeito, consideração, alegria, contentamento, liberdade .



















Ao receber um arranjo floral, complete o compartimento de água imediatamente, usando sempre água fresca e limpa.

Mantenha seu arranjo sempre em local fresco, evitando exposição direta ao sol, ao vento e a ar condicionado e/ou aquecedores que ressecam o ambiente, diminuindo a vida das flores de seu arranjo.

Troque a água de seu arranjo por completo diariamente sempre usando água fresca e limpa, evitando o a proliferação de micro organismos.

Algumas flores são mais sensíveis que outras , por esse motivo é comum que algumas delas pereçam primeiro. Caso isso aconteça apenas remova cuidadosamente as flores murchas podando-as ou as retirando do arranjo.




Ao receber um bouquet de flores, corte o caule das flores delicadamente na diagonal, aproximadamente 1 cm. de haste , arranque as folhagens que forem ficar submersas na água e coloque o bouquet em um vaso ou compartimento com água fresca e limpa, imediatamente. Mantenha o vaso com flores sempre em local fresco, evitando exposição direta ao sol, ao vento e a ar condicionado e/ou aquecedores que ressecam o ambiente, diminuindo a vida das flores.

Troque a água do vaso ou do compartimentos com as flores por completo diariamente sempre usando água fresca e limpa, evitando a proliferação de micro organismos. O caule deve ser podado pelo menos de dois em dois dias seguindo a forma indicada acima.

Algumas flores são mais sensíveis que outras, por esse motivo é comum que algumas delas pereçam primeiro. Caso isso aconteça apenas remova cuidadosamente as flores murchas podando-as ou as retirando do vaso.









MOTIVO DA ROSA - CECÍLIA MEIRELES



Motivo da rosa
Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.
Rosas verá, só de cinzas franzida,
mortas, intactas pelo teu jardim.
Eu deixo aroma até nos meus espinhos
ao longe, o vento vai falando de mim.
E por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.





ROSAS

As rosas pertencem à família Rosacae e ao gênero Rosa, com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente cinco pétalas, muitos estames e um ovário ínfero.
Por sua extraordinária beleza e seu suave perfume, a rosa é conhecida como a "rainha das flores". Apreciadas desde a pré-história, as rosas existem em estado silvestre em todo o hemisfério norte, mas é na China onde se encontra o maior número de variedades.



MITOS LENDAS E CRENÇAS:


Os mitos e as lendas tendo a flor como tema, e eternizados através da arte, testemunham a presença da rosa entre os povos antigos. Segundo os gregos, a primeira rosa nasceu da espuma do mar quando Afrodite, ao ver ferido seu amado Adonis, correu a salvá-lo. Quando suas lágrimas tocaram as águas, um branco rosal brotou das ondas e um espinho feriu a deusa que, com seu sangue, tingiu todas as rosas de vermelho. Afrodite deixou cair sobre o rosal o frasco de aromas que trazia preso 'a cintura, dando 'as rosas seu suave perfume de deusa.


Na Grécia antiga, as rosas eram consagradas a Afrodite, deusa da Beleza, e a Atena, deusa da Razão e da Sabedoria. As graças, servas de Afrodite, se cobriam de rosas 'as vésperas da primavera. Em Rodes, a ilha das rosas, eram celebrados os mistérios da iniciação.
Homero fala na Odisséia que os marinheiros de Ulisses haviam dado o nome de Rodes 'a famosa ilha, por vê-la sempre coberta de rosas, e em razão do perfume inebriante que ali sentiam. O mesmo escritor conta, na Ilíada, que Achilles tinha o escudo ornado de rosas, ao lutar contra Heitor, filho do rei de Tróia.


Napoleão enviou de Viena, a Josephine, mudas de rosas que a imperatriz faria plantar perto de Paris. Josephine de Beauhainais teria grande importância no desenvolvimento da cultura de rosas na França. Mais de 250 espécies foram plantadas por seus jardineiros, na Malmaison.


Dom Pedro I criou a ORDEM DA ROSA a fim de perpetuar a memória de seu "faustíssimo consórcio" com D. Amélia de Leuchtenberg e Eichstaedt. As veneras da ordem teriam sido inspiradas nas rosas que ornavam o vestido que a princesa usava ao desembarcar no Rio de Janeiro.























Nenhum comentário:

Postar um comentário