LISTA DE CONVIDADOS




Dicas para elaborar a Lista de convidados

Preparar a lista de convidados é uma das tarefas mais difíceis que os noivos têm quando começam a organizar seu casamento. Afinal de contas ninguém quer passar pela situação constrangedora de ter esquecido de alguém importante. Para que isso não ocorra, é necessário organização, cumplicidade, conversa com pais e sogros e muita paciência. Uma das formas de evitar aborrecimento e seguir algumas dicas de especialistas.


A realidade financeira dos noivos é um dos fatores que mais pesa na hora de estabelecer o número de convidados. Antes de começar a fazer a lista, o casal deve fazer um levantamento de preços de buffet, decoração e flores e definir quanto pode ou pretende gastar com a festa. Normalmente, esses serviços são cobrados por cabeça, ou seja, pelo número de convidados. Dessa forma, basta dividir o valor disponível para a festa pelo valor cobrado por cabeça pelo buffet. Um exemplo: se o casal dispõe de 40 mil reais e o buffet cobra R$ 40 reais por pessoa, então o número de convidados não pode ser superior a 100.

DIVIDINDO TAREFAS

Nessa etapa uma boa conversa entre os noivos, pais e sogros é essencial para escolher os nomes a serem prestigiados. Nesta hora é bom lembrar-se da importância que certos amigos têm para as famílias, muitos pais esperam a vida toda por esse momento e desejam dividi-lo com pessoas que fazem ou fizeram parte de momentos significativos na trajetória deles. Por isso, especialistas em etiqueta recomendam que 25% dos convidados sejam escolhidos pela família da noiva, 25% pela família do noivo e os outros 50% pelos próprios noivos.
Para evitar esquecimentos, a noiva e o noivo devem fazer listas separadas e com bastante antecedência. Assim, haverá tempo suficiente para resolver possíveis impasses. Após terem feito as listas, o casal deve juntá-las para excluir nomes repetidos ou resolver se determinadas pessoas devem ou permanecer na lista.

Definindo nomes

Outra dica de especialistas é separar os nomes a serem convidados por segmento. Dessa forma, fica mais fácil ativar a memória e lembrar-se de todas as pessoas a serem prestigiadas pelo casal.


Família: Apesar do casamento fazer parte de uma evento familiar, os noivos não precisam obrigatoriamente convidar tios e primos com quem não mantenham uma relação afetiva tão próxima. Se for preciso fazer concessões, escolha apenas aqueles que fizeram parte da trajetória dos noivos.

Amigos: As pessoas que têm um vínculo afetivo com os noivos devem encabeçar a lista de convidados. Muitas vezes o casal acaba priorizando convidados apenas por obrigações sociais e isso não é correto.

Círculo social: Fazem parte desse segmento as pessoas que fazem parte do dia-a-dia do casal: colegas de trabalho, vizinhos, amigos de escola, etc.
Conforme for definindo os convidados, é bom anotar o nome completo, o endereço e o telefone dessas pessoas para facilitar o trabalho na hora de enviar o convite.


Guia Casar Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário