O que os noivos não devem fazer.





O QUE OS NOIVOS NÃO DEVEM FAZER


NÃO FAÇAM UM CASAMENTO PARA OS OUTROS

Lembrem-se que são vocês que estão casando, portanto, sigam seus instintos e desejos. Façam a cerimônia do casamento de vocês do jeito que sempre sonharam. Não deixe que a opinião dos outros apague seus sonhos.
Não convidem pessoas só porque vocês acham que devem ou porque é importante politicamente convidar

Se vocês têm um orçamento definido (e geralmente todo mundo tem), a regra básica para não fugir dele é não sair da lista de convidados que inicialmente vocês montaram. Lembrem-se que, a cada pessoa que vocês adicionam mais cara ficará a festa. Convidem as pessoas por quem vocês tenham carinho e que estejam realmente envolvidos com a história do relacionamento de vocês, pois, é um momento muito especial onde é muito importante estar cercado de familiares, amigos, amor e carinho.
Não se atrasem

Busquem a pontualidade. Algumas pessoas acham que é chic a noiva se atrasar. Lembrem-se que vocês marcaram um horário com os convidados, com o padre, com o local da cerimônia, da festa, e que, existem profissionais envolvidos, e não fica bem deixá-los esperando (não fica bem deixar ninguém esperando). Vale lembrar que o ato de atrasar é uma falta de respeito com os convidados que costumam chegar na hora certa. No máximo, atrase uns 10 minutinhos apenas para deixar seus convidados chegarem (até porque no Brasil não costumamos ser pontuais) e se acomodarem em seus lugares.
Não tomem sedativos ou bebidas alcoólicas para ficarem calmos

Algumas noivas tomam alguns sedativos ou um drink para enfrentarem e suportarem o nervosismo de caminhar até o altar. Pior do que ficar nervosa é ficar bêbada ou "grog". Ainda por cima, você corre o risco de não curtir nada e pior ainda, não lembrar de nada deste dia tão sonhado. Resista e tente ficar calma naturalmente, respirando fundo e pensando que vai ser tudo lindo.
Não incluam itens que possam aborrecer vocês

Se observarmos a cerimônia dos casamentos tradicionais elas costumam ser todas mais ou menos iguais. Se algum item incomoda vocês, mudem! Façam a cerimônia do seu casamento do jeito que vocês sonharam. Lembrem-se que nada poderá aborrecer vocês neste dia. Ele é só de vocês.
Não esqueçam de comer

Comam alguma coisa leve antes de sair de casa para enfrentarem a maratona de cumprimentos, beijinhos e fotos. Vocês certamente precisaram de energia para tudo isso. Procurem seguir um cardápio de frutas, legumes, carnes brancas e muito líquido.
Não dêem muita atenção a um único convidado
Lembrem-se que todos os convidados presentes foram especialmente para cumprimentarem vocês. Portanto, tentem ser democráticos e circulem bastante entre as mesas e todos os seus convidados sem esquecer ninguém.
Não permitam que os convidados que beberem muito voltem para casa dirigindo

Instruam os funcionários da casa de festa que alugaram ou os padrinhos para checarem se todos os convidados que estão indo embora estejam em condições de dirigir. Deixe também com eles, alguns telefones de pontos de táxi para facilitar a operação caso alguém não esteja se sentindo muito bem.
Não esqueçam a verdadeira razão de tudo isso
Seu dia do casamento passa muito rápido. Você passou meses planejando tudo para que se realizasse em algumas horas. Lembrem-se que a celebração do casamento é alguma coisa muito mais importante: é uma decisão de duas pessoas que se amam de viverem felizes juntas. Lembrem-se da importância do amor de vocês. Da importância de viverem em harmonia e felicidade. Lembrem-se de sorrir um para outro todos os dias.
( Marcia Possik, consultora de eventos. )


Casamento Católico

Devo dar lembrancinha no casamento?

Enxoval: amor, praticidade e aconchego

Que roupa usar no casamento civil?

Emoticons

Vestida para casar.

Geradores para Orkut



Saiba as últimas tendências e dicas para o vestido de noiva dos sonhos



Por Thysa Jackes • 09/07/2009
Escolher o look nosso de todo dia não é tarefa das mais simples. Agora, imagina na hora de escolher o vestido (dos sonhos!) de noiva. Se antes a única certeza é de que seria branco, hoje há uma infinidade de opções de tons como: pérola, off-white e os tons nude. Os modelos aparecem nas versões mais variadas: do clássico tomara-que-caia, passando pelos curtos, sequinhos e, claro, o tradicional "bolo de noiva" - aquele modelo bem 80´s imortalizado por Ladi Dy (acredite, há quem não abra mão de casar assim!).



Confira o SLIDESHOW de lindos vestidos de noivas



Verdade seja dita, o vestido de noiva não mudou só de acordo com as tendências da moda. Os novos modelos levam em conta as transformações que as comemorações sofreram de uns tempos para cá. "Antes, os modelos eram bem armados, com uma cauda enorme porque as noivas só dançavam valsa. Hoje todo mundo dança nas festas, por isso, o vestido não pode ter uma cauda muito grande, por exemplo", explica a estilista Glorinha Pires Rebello, que está há 30 anos no mercado.

Criação em dupla

A estilita Lethicia Broinstein Pompeu é outra que toma o maior cuidado na hora de criar vestidos one of kind. Queridinha das noivas mais antenadas do eixo Rio-São Paulo, o segredo da moça é justamente dividir a criação com as clientes e procurar entender o que cada uma deseja. "O resultado é 100% dependente do que a noiva está disposta a dividir comigo. É um trabalho de ouvinte, no qual faço o que elas têm a maior dificuldade: juntar um pouco de cada coisa que amam e deixar harmonioso e com cara de noiva!", explica.



Tudo, claro, respeitando o tipo físico de cada uma. "As noivas até entendem isso, mas querem que a gente conserte todos os seus defeitos naquele momento do vestido. Seria mais fácil se elas se aceitassem e entendessem que são amadas daquele jeito. É preciso desfocar dos defeitinhos e dar importância ao que realmente interessa: estar casando com quem a gente ama!", opina. Mesmo levando em conta os gostos de cada noiva, uma coisa é certa: os rendados sem muita roda na saia são os preferidos. "Elas estão enlouquecidas por estes modelitos românticos", diz a estilista.


Algumas dicas - para tudo ficar lindo e você seguir rumo ao final feliz:

- O brilho do vestido aumenta no decorrer do dia. Pela manhã eles ficam de fora. À tarde já é permitido um pouco. À noite pode abusar.


- Para vestidos feitos sob medida, os estilistas costumam trabalhar com um prazo mínimo de seis meses de antecedência. Programe-se!



- As provas, geralmente de três a cinco, são importantíssimas. Principalmente porque nove em cada dez noivas emagrecem até o dia do casamento.



- O modelo tem que ser confortável. Além de linda, você vai querer dançar a noite inteira.



- Você sonha casar com um vestido de cauda longa. Ok, escolha outro modelo para usar na festa. A atriz Juliana Paes fez isso.



- Se o vestido for muito decotado, use um bolero ou algo similar na igreja.





Vestido de Noiva

Primeiro você saber ohorário e o local, para escolher um vestido que combine com sua cerimônia.Você deve decidir se vai alugá-lo, comprá-lo, depois disso vá pesquisar e provar vários vestidos para ver qual modelo fica bem em você, e se pareça com ovestido dos sonhos mas lembre-se de que real-mente deve gostar do vestido é você.

casamentos Matutinos
O vestido de noiva pode ser de organza, com suaves aplicações de rendas bordadas delicadamente, véus curtos e arranjos de flores naturais.
Casamentos após as 11 Horas
O vestido da noiva pode seguir o mesmo estilo do vestido que se usa de manha. Com jóias e colar de pérolas com brincos acompanhando.
Casamento campestre
Pode usar e abusar das flores nos tecidos, use tons leves e sem brilho, luvas, chapeis e bouquets redondos darão um toque especial. Cuidado com vestidos e caudas longas, pois podem ficar se arrastando na grama. Flores do campo serão de bom tom, pois o natural predomina no campo e fica lindo.
Casamentos à tarde
O vestido pode ser em zibeline de seda pura, com um leve cauda, evite brilhos paetês, miçangas, strass, abuse das pérolas pode se usar tecidos leves como crepe, organza, musseline e tafetás.Evite cetim por ser um tecido mais nobre indicado para noite.
Casamentos à noite
O vestido exige mais luxo e brilho. Use tecidos nobres como cetim de seda, tecidos com brilho bordados como strass, brilhos e miçangas. Rendas richelieu também são adequadas. Nos detalhes use rendas ou bordados suntuosos, véus e caudas longas podem ser usadas. Flores nobres para o bouquet como lírios, géberas, rosas, copos de leite e orquídeas.
Primeiro Aluguel
Primeiro você de ter um profissional que tenha referências para desenhar e confeccionar seu vestido de noiva, pergunte se irão oferecer acessórios, e se os mesmos estão incluídos no preço. Se seu vestido será entregue dentro do prazo.Mostre ao estilista fotos de modelos de vestidos que você gosta, peça sugestões de modelos que combinam em seu corpo e seu estilo, prove um vestido que tenha o corte parecido.O importante é levar em conta o caimento do vestido, se é confortável, que não atrapalha sua mobilidade e combine com você.
Aluguel
Veja primeiro a condição do vestido, tome muito cuidado e observe bem se esta em perfeitas condições que não esteja rasgado ou faltando detalhes com rendas e pedras e se isso acontecer exija um reparo antes do casamento, quantas vezes foi alugado, se ele ficará reservado para a data de seu casamento, se será entregue limpo e passado.
Compra
Você de ter os mesmos cuidados de primeiro aluguel, e pergunte ao estilista como guardá-lo de maneira com que ele não estrague.







Joia de signo

Geradores para Orkut







Descubra qual joia e pedra preciosa tem a ver com seu signo


Por Mariana Faria • 15/07/2009
Em Os Homens Preferem as Loiras, Marilyn Monroe eternizou a máxima "Diamonds are a girl's best friend". Afinal, uma bela joia pode ser como uma boa amiga que consegue ressaltar nossas características mais marcantes. Presas ao pescoço, pulso, roupas ou dedos, as pedras preciosas são capazes de agregar charme e elegância. Cada peça com seu design, estilo, cor e forma torna-se única quando ostentada por sua dona.



Se os astros influenciam na maneira de ser de uma pessoa desde o nascimento, por que não também na hora de eleger o adereço para lhe deixar mais bonita? Afinal, as características e personalidade de cada signo podem dizer muito sobre os acessórios que cada uma de nós usa, ou vice e versa, certo?
O astrólogo Dimitri Camiloto revela como as características de cada signo podem estar associadas ao design de uma joia e as pedras preciosas contidas nela. Anota aí:




ELEMENTO FOGO - Sentindo-se responsáveis por carregar a chama da vida, as nascidas sob os signos regidos pelo fogo condizem com joias capazes de expressas seu forte ego. A vontade é de exprimir sua disposição de se sentir de suma importância para a humanidade, mostrar sua certeza de fazer a diferença para o mundo. Gostam de joias que, assim como elas, reafirmem sua fé e suas convicções.
ÁRIES - A ariana acredita trazer consigo a força da existência. Seu signo, regido por Marte, Deus da Guerra, faz com que ela lute pela vida como quem luta pela sobrevivência. Se na lei da selva é cada um por si, ela busca seu destaque na batalha para se manter viva e atuante. Suas joias têm materiais vigorosos e consistentes como os dos chifres do carneiro. Essa força pode trazer aspectos andrógenos e até mesmo masculinos à joia. As cores, longe de serem sóbrias, reverberam toda essa energia. Pedra: Rubi.

LEÃO - Na leonina, a joia é usada para a mais elementar de suas funções: ornamentar. Deve ser algo que resplandeça sua grandeza no mundo, pois a leonina vê sua existência na Terra como um merecimento. Se foi escolhido como o rei da selva, esse leão está no trono que os deuses lhe atribuíram por direito. Logo, merece uma joia que reluza todo esse esplendor. A pedra ganha uma conotação de magnitude, com cores que indiquem a ilustre presença da leonina no mundo. Mulheres certas de sua nobreza, merecem joias tão nobres e glamourosas quanto elas. Pedras: Diamante e Âmbar.

SAGITÁRIO - Aberta de corpo e espírito para o mundo, a sagitariana pode encontrar uma joia a sua altura nos quatro cantos do planeta, por que ela mesma pode pertencer a qualquer um desses cantos. Com alma de viajante, a sagitariana deposita sua atenção sobre o que é exótico e estrangeiro. Não importa de onde venha, desde que não esteja no alcance da sua visão. Sua pedra precisa lhe transportar para longe, atravessar as fronteiras que ela gostaria de desbravar. Por isso, suas joias são resultado da pesquisa de matérias diferentes. Para mulheres convictas como as sagitarianas, essas joias também despendem de matérias-primas fortes e consistentes. Pedra: Turquesa.



ELEMENTO TERRA - As joias dos signos concebidos por este elemento não são reconhecidas por seu valor subjetivo, mas por seu valor material. Os signos da terra se relacionam com os objetos de acordo com sua utilidade. Além das joias servirem como uma decoração para o próprio corpo, são uma moeda de troca, possuem grande valor de mercado. Uma relação de causa e consequência que não se resume apenas no utilitarismo, mas no custo benefício de quem usa a joia.

TOURO - Dos signos terrenos, a taurina é quem detém a maior relação de beleza e charme com sua joia. Ainda ligada à utilidade, tende a ver na produção e no acabamento da joia um trabalho artístico. O valor material aqui não se sobrepõem à estética, mas deve caminhar junto com ela, lado a lado. O valor material será estipulado de acordo com esse trabalho. Sua joia é sofisticada com pedras bem lapidadas. Desenhada com um estilo que consiga passar não só seu requinte, como o quanto foi dispendioso alcançar esse primor. Pedras: Ágata e Esmeralda.

VIRGEM - Organizada, a virginiana leva sua praticidade para seus acessórios. Sua joia deve ser bela, mas nada de exageros ou designs que venham a atrapalhar seus movimentos. Os materiais podem variar, mas as cores devem ser sóbrias e a origem da pedra mais clássicas. Ela jamais usa mais do que a ocasião pede. Por isso, pode ter uma variedade maior de joias. Cada uma específica para uma determinada ocasião. Mas todas elas, sem exceção, não podem chamar mais atenção do que merecem ou ofuscar suas atitudes. Principalmente se essa joia for usada no dia a dia. Pedra: Jaspe.

CAPRICÓRNIO - Semelhante à virginiana quanto à sobriedade de suas cores e formas, a joia da capricorniana precisa que além de prática, lhe traga algum status social. Seus assessórios devem ter um caráter socialmente distintivo que será atribuído principalmente pela escolha da pedra. Fica por conta dela chamar a atenção necessária. Já a praticidade das filhas da terra, fica cargo de um design simples e sofisticado. A escolha da capricorniana se baseia na medida certa do impacto que sua joia deve causar. Pedra: Ônix.

ELEMENTO AR - Se o uso de uma joia pode repassar algum significado, é nos indivíduos regidos pelo ar que esse ofício se faz de maneira mais veemente. Sua joia é um assessório capaz de representar explicitamente uma mensagem. De mostrar um conceito contundente da personalidade de seu dono. Com uma carga tão grande a ser carregada, essas joias tendem a ser muitas. Famosos por garimparem exatamente aquilo que querem, seu porta-joias pode ser bagunçado, mas com toda certeza é bem variado.
GÊMEOS - A geminiana detém o posto de mais jovial do zoodíaco e, por isso, busca referências ingênuas e infantis nos seus assessórios. Característica que se reflete na variedade das cores. Das mais vivas e abertas, às mais claras como as dos quartos de bebês. Longe de ser usada para seduzir, a joia da geminiana pode servir como uma diversão ou como a representação de uma história feliz. E como a juventude admite a abertura a mudanças e a novidades, o assessório não se furta em receber um design mais leve, arrojado e inovador. Pedras: Água-Marinha e Turmalina.

LIBRA - Assim como as taurinas, as librianas se importam com a estética nos seus assessórios. Mas esse bom gosto não pode ser gratuito. A escolha depende da harmonia da jóia com quem vai usá-la. Para a libriana sua joia funciona como uma parceira, que potencializa suas qualidades. Por isso, elegem apenas aquelas que não se choquem com sua figura. Essas joias não são poucas, por que a libriana gosta de se enfeitar. Ela acredita no poder da joia para atrair a atenção alheia. Sabe usá-la a seu favor como uma aliada nas convenções sociais. Portanto, suas joias têm pedras delicadas, porém marcantes. Pedras: Jade e Safira.

AQUÁRIO - Excêntricas, as aquarianas vão buscar no diferente sua expressão. A diferença é exatamente a mensagem que querem passar, pois é ela quem exprime sua individualidade. O transtorno que sua presença causa vem do que a maioria considera esquisito. As cores, as formas e a escolha da pedra não podem ser comuns ou vulgares. Na sua vontade pelo diferente, o design da sua joia pode ir do mais vanguardista ao mais extremo retrô. Por isso, as pedras podem lembrar os filmes de ficção científica ou os clássicos musicais dos Anos 30. Pedra: Opala.


ELEMENTO ÁGUA - O mais emotivo dos quatro elementos da astrologia leva para seus assessórios uma espécie de sentimento estético. Ele imprime suas emoções, sua intuição e imaginação com arte no desenho de suas joias. Detentores de determinismos e sensibilidade na sua personalidade, os nascidos sob os signos deste elemento desejam exprimir sentimentos no estilo de sua joia e na importância da origem das pedras. CÂNCER - Conhecida como a mais carente do zoodíaco, a canceriana expressa sem problemas a ausência daquilo que ela carece. Tanta sensibilidade à flor da pele acabam por influenciá-la a escolher temas infantis que pareçam inocentes ou que remetam à histórias amorosas e familiares. Ela estabelece uma relação quase genealógica com sua joia. Elas devem passar uma espécie de pertencimento a alguém ou a algum lugar. Para isso, as pedras são marcantes, mas o design delicado. Uma união que represente um sentimento doce, como o da geminiana. Mas nesse caso, mais sublime. Pedras: Pérola e Pedra-da-Lua.

ESCORPIÃO - Para a escorpiana, a emoção do elemento água está nos sentimentos do poder e no erotismo, afrodisíacos para a sedução. Por isso, sua joia é usada como uma estratégia para alcançar seu objetivo: impressionar. Nessa batalha na conquista de todas as atenções, também regida por Marte, Deus da Guerra, as pedras podem ser ousadas e a cores passearem pela palheta do vermelho. É na escorpiana que a extravagância da joia pode ser mais encontrada, mas o tamanho e a matéria-prima não importam, desde que sejam provocadores a ponto de seduzir. Pedra: Topázio.

PEIXES - Sonhadora, a pisciana deixa a imaginação à solta mesmo na hora de se enfeitar. Sua extravagância está na originalidade dos assessórios. A relação da pisciana com sua joia tem um caráter mais do que emocional: espiritual. Pode ser uma pedra indiana, ou um crucifixo, não importa. Dos três signos do elemento água, é no de peixes que a arte está mais explícita no que diz respeito a transcendência. Sua joia transcende o lugar de ornamento e é alçado ao patamar de fantasia. E assim faz daquela que a ostenta se fantasiar também. Pedra: Ametista.


Aquário: brinco disco ágata preta, ouro fresado 18 quilates e opala. Do Jack Vartanian
Libra: anel em ouro rosa 18 quilates fresado com jade da birmania. Do Jack Vartanian
Divulgação
Leão: brinco oval com ágata branca e diamantes com franja em ouro branco 18 quilates. Do Jack Vartanian
Divulgação


Câncer: brinco laço de prata com pérola. Da Lívia Canuto.
Divulgação
Gêmeos: pendente mensageiro dos ventos com pedra de turmalina. Da Rose Carvalho.
Divulgação
Áries: anel poeira com rubi. Da Rose Carvalho.
Divulgação
Peixes: anel mandala espiritualidade ametista lavanda. Da Rose Carvalho.
Divulgação
Touro: anel de ouro e esmeralda. Da Yara Figueiredo.
Divulgação

Lembrancinhas

Geradores para Orkut

Fechando o grande dia com chave de ouro

As tradicionais lembrancinhas de casamento resistem ao tempo e continuam em alta quando o assunto é etiqueta. A gentileza do casal em oferecer esse mimo aos convidados é uma ótima maneira de fechar o grande dia com chave de ouro. Além do gesto elegante, a lembrancinha demonstra a gratidão dos noivos às pessoas que compareceram ao evento.
Profissionais especializados oferecem inúmeras e criativas opções de lembrancinhas, de souvenirs a guloseimas.

Geradores para Orkut
Caso os noivos prefiram deliciar os convidados com guloseimas, podem escolher entre bombons, minibolos enfeitados, pães de mel, docinhos decorados com açúcar, pirulitos, entre outros itens. Um dos de maiores destaques nesse segmento é o bem-casado. Preparados com a tradicional massa de pão-de-ló e recheio variado, embora no Brasil os mais comuns sejam à base de doce de leite ou creme de ovos, esse doce tem um sabor marcante e peculiar. Segunda a lenda, a pessoa que comer um bem-casado desfrutará da mesma sorte e felicidade que o casal que está celebrando a união.
Independentemente da guloseima escolhida, abuse da embalagens criativas e elegantes utilizando papéis especiais, organza, caixinhas especiais de papelão, flores e muitas fitas. Profissionais especializados oferecem um vasto leque de opções nesta área.
Geradores para Orkut
Ao optar por uma recordação não descartável, o casal pode escolher entre vários modelos de souvenirs. As opções variam entre velas perfumadas, saches, minibuquês, pequenos terços, pecinhas de louça, porta-jóias, vasinho de flores artificiais, entre outras. Essas peças devem ser escolhidas de acordo com o local onde vai acontecer a festa. Por exemplo, festas no campo sugerem desde objetos rústicos até vasos de cristais.

Os livros de etiqueta recomendam que as lembrancinhas sejam entregues aos convidados no final da festa. As encomendas devem ser feitas com três meses de antecedência, pois a grande maioria das peças são produzidas artesanalmente e isso exige mais tempo. Para evitar transtornos, combine com a pessoa que vai produzi-las que a entregua seja feita em sua casa uma semana antes do casamento.

Guia casar bem.

LISTA DE CONVIDADOS




Dicas para elaborar a Lista de convidados

Preparar a lista de convidados é uma das tarefas mais difíceis que os noivos têm quando começam a organizar seu casamento. Afinal de contas ninguém quer passar pela situação constrangedora de ter esquecido de alguém importante. Para que isso não ocorra, é necessário organização, cumplicidade, conversa com pais e sogros e muita paciência. Uma das formas de evitar aborrecimento e seguir algumas dicas de especialistas.


A realidade financeira dos noivos é um dos fatores que mais pesa na hora de estabelecer o número de convidados. Antes de começar a fazer a lista, o casal deve fazer um levantamento de preços de buffet, decoração e flores e definir quanto pode ou pretende gastar com a festa. Normalmente, esses serviços são cobrados por cabeça, ou seja, pelo número de convidados. Dessa forma, basta dividir o valor disponível para a festa pelo valor cobrado por cabeça pelo buffet. Um exemplo: se o casal dispõe de 40 mil reais e o buffet cobra R$ 40 reais por pessoa, então o número de convidados não pode ser superior a 100.

DIVIDINDO TAREFAS

Nessa etapa uma boa conversa entre os noivos, pais e sogros é essencial para escolher os nomes a serem prestigiados. Nesta hora é bom lembrar-se da importância que certos amigos têm para as famílias, muitos pais esperam a vida toda por esse momento e desejam dividi-lo com pessoas que fazem ou fizeram parte de momentos significativos na trajetória deles. Por isso, especialistas em etiqueta recomendam que 25% dos convidados sejam escolhidos pela família da noiva, 25% pela família do noivo e os outros 50% pelos próprios noivos.
Para evitar esquecimentos, a noiva e o noivo devem fazer listas separadas e com bastante antecedência. Assim, haverá tempo suficiente para resolver possíveis impasses. Após terem feito as listas, o casal deve juntá-las para excluir nomes repetidos ou resolver se determinadas pessoas devem ou permanecer na lista.

Definindo nomes

Outra dica de especialistas é separar os nomes a serem convidados por segmento. Dessa forma, fica mais fácil ativar a memória e lembrar-se de todas as pessoas a serem prestigiadas pelo casal.


Família: Apesar do casamento fazer parte de uma evento familiar, os noivos não precisam obrigatoriamente convidar tios e primos com quem não mantenham uma relação afetiva tão próxima. Se for preciso fazer concessões, escolha apenas aqueles que fizeram parte da trajetória dos noivos.

Amigos: As pessoas que têm um vínculo afetivo com os noivos devem encabeçar a lista de convidados. Muitas vezes o casal acaba priorizando convidados apenas por obrigações sociais e isso não é correto.

Círculo social: Fazem parte desse segmento as pessoas que fazem parte do dia-a-dia do casal: colegas de trabalho, vizinhos, amigos de escola, etc.
Conforme for definindo os convidados, é bom anotar o nome completo, o endereço e o telefone dessas pessoas para facilitar o trabalho na hora de enviar o convite.


Guia Casar Bem.

BUQUÊS



Simples, mas belos,

assim são os buquês

Uma das regras básicas na hora de escolher o buquê é não exagerar no tamanho, caso contrário ele poderá chamar mais a atenção do que o próprio vestido. Este arranjo floral deve seguir e respeitar o modelo do vestido, o horário da cerimônia e também o tipo físico da noiva. As flores mais usadas na composição dos buquês são rosas vermelhas e lírios brancos. A maioria dos floristas recomenda, para vestidos brancos ou pérola, buquês confeccionados com flores de uma cor bem forte ou com várias espécies coloridas.

Os buquês tradicionais seguem três formatos: redondo, cascata (cacho de uva) ou braçada. Para fugir à regra, algumas noivas ousam ao usar um arranjo floral com apenas uma flor. Embora pareça simples, uma única flor como um copo-de-leite, lírio ou rosa de cabo longo imprime um toque de sofisticação e elegância.

Nos dias de hoje, a forma arredondada é a mais usada. Ela expressa romantismo e combina com noivas de baixa estatura. Este buquê deve ser evitado pelas noivas mais “cheinhas”. Ele é mais usado em cerimônias realizadas nos períodos das manhãs e tardes.

Especialistas recomendam o uso deste formato em vestidos com decotes arredondados, mangas curtas ou três quartos. O buquê neste formato mede entre 30 a 40 centímetros e é formado por botões e pequenas flores como mosquitinhos ou chuvas de ouro.

O modelo cascata possui um formato triangular e apesar do seu tamanho ser variável, o comum é ter 45 centímetros de comprimento. Como seu modelo ajuda a alongar a silhueta, os buquês cascata favorecem as noivas que estejam acima do peso. São mais usados com vestidos luxuosos, fechados, com mangas longas e decotes princesa, quadrado ou em 'V'. Nele, as flores devem estar abertas. As que mais combinam são orquídeas, lírios ou copos-de-leite, complementados com mosquitinhos ou chuvas de ouro.

Como o próprio nome sugere, o buquê braçada é feito para ser carregado em um dos braços. As noivas que escolherem este modelo não devem deixar o buquê grudado ao corpo para não esconder o vestido.

Segundo os estilistas, este formato é bom para as noivas baixinhas, pois alarga a silhueta. Combina com vestidos luxuosos, sensuais e justos com longas luvas e sem mangas. Muito usado pela manhã, geralmente é composto de flores que possuem cabos longos, como o lírio, alecrim, hera, rosas, bocas-de-leão, copos-de-leite e antúrios.





Flores e cores





A flor campeã entre as noivas é a rosa, mais indicada para os buquês redondos. Para os do tipo cascata são recomendadas orquídeas, lírios e copos-de-leite. Já para o buquê braçada, lírios, tulipas, alecrim, orquídeas, rosas e copos-de-leite caem perfeitamente bem.





Anote: os buquês feitos de folhas servem para atrair boas energias para o casal. A cor verde traz esperança aos corações apaixonados.





Para os casamentos realizados durante o dia, é preferível usar flores com cores mais suaves. Os buquês com tons mais fortes e intensos estão liberados para as cerimônias noturnas. O clássico branco combina com qualquer estilo de casamento.









Detalhes que fazem a diferença



Alguns detalhes podem deixar o buquê sofisticado e charmoso. Para o acabamento dos arranjos, os profissionais têm utilizado broches, jóias, alfinetes, pérolas, strass, arames coloridos, canela, laços, plumas, frutas, tecidos naturais e purpurina.



As fitas de cetim e tule, material preferido das noivas, simbolizam o enlace do casal. "Se o vestido tiver muito brilho, evite o brilho no buquê. O mesmo acontece com os laços. Esses cuidados são necessários para que o visual da noiva não fique muito pesado"



Atualmente, as noivas podem escolher entre as várias novidades que o mercado apresenta. Muitas mulheres preferem carregar um terço até o altar em vez do tradicional buquê. Os mais usados são feitos de cristal, que dão um ar clean e sofisticado ao visual da noiva.



Outra inovação que tem tornado os casamentos mais modernos e originais são os buquês de cristal, confeccionados com as mesmas jóias e acessórios utilizados nas tiaras e coroas. "Também há bastante procura por apanhados de trigo verde, rosa importada solitária ou acessórios diferentes como, por exemplo, a pimenta".



Curiosidades e dicas



Na Idade Média, a maioria dos casamentos ocorria no mês de Junho, o início do verão. O primeiro banho do ano só era tomado em Maio, então, em Junho, o cheiro das pessoas ainda era tolerável. No entanto, para disfarçar os odores que já começavam a incomodar, as noivas carregavam buquês de flores junto ao corpo.



- Os profissionais da área sugerem que a noiva encomende o buquê com, pelo menos, três meses de antecedência. Muitas vezes, a floricultura solicita a foto do vestido, amostras da decoração da igreja e da recepção, além de uma análise da personalidade da noiva e do estilo da cerimônia.



- A noiva deve segurar o buquê encostado ao corpo. Isso evita que os convidados percebam as mãos trêmulas, caso ela esteja nervosa. O buquê deve ser apoiado do lado direito do corpo, logo abaixo da cintura. Além disso, o arranjo não deve pesar mais de 300 gramas.



- Não é recomendado que se utilize as mesmas flores e cores da decoração da cerimônia no buquê, pois ele é uma peça única. "É necessário bom senso. As flores devem combinar entre si e as cores têm que ser harmônicas".





CURIOSIDADE:

Os gregos acreditavam que o buquê era um forte amuleto contra mau-olhado, tanto que, além das flores usavam o alho para montá-lo. As noivas gregas costumavam confeccionar dois buquês. Após a benção do sacerdote, um seria guardado e o outro jogado em direção a um grupo de mulheres solteiras. Acreditava-se que a mulher que conseguisse pegar o buquê seria a próxima a se casar.




























Fotos: ilustrativa .



ROSAS



SIGNIFICADOS DAS ROSAS



As rosas representam o amor, mas suas cores possuem significados especiais:

Rosa Vermelha - amor, paixão

Rosa Amarela - felicidade, amizade

Rosa Rosa - amizade, carinho

Rosa Chá - respeito, admiração

Rosa Branca - pureza, paz

Rosa Laranja - fascínio, encanto

Rosa Champagne - admiração, reverência


Rosa Branca - Reverência, segredo, inocência e pureza

Rosa Vermelha - "Eu te amo", respeito e adoração, amor, afeto e estima

Rosa Branca e Vermelha juntas - Unidade

Rosa em tons rosados claros - Graça e gentileza

Rosa em tons rosados escuros - Gratidão e agradecimento

Rosa Champagne - Admiração e simpatia

Rosa em tons alaranjado ou coral - Entusiasmo e desejo

Rosa Vermelha e Amarela juntas - Felicidade

Rosa Misturada em tons claros - Amizade e Solidariedade

Rosa Amarela - Meia idade, respeito, consideração, alegria, contentamento, liberdade .



















Ao receber um arranjo floral, complete o compartimento de água imediatamente, usando sempre água fresca e limpa.

Mantenha seu arranjo sempre em local fresco, evitando exposição direta ao sol, ao vento e a ar condicionado e/ou aquecedores que ressecam o ambiente, diminuindo a vida das flores de seu arranjo.

Troque a água de seu arranjo por completo diariamente sempre usando água fresca e limpa, evitando o a proliferação de micro organismos.

Algumas flores são mais sensíveis que outras , por esse motivo é comum que algumas delas pereçam primeiro. Caso isso aconteça apenas remova cuidadosamente as flores murchas podando-as ou as retirando do arranjo.




Ao receber um bouquet de flores, corte o caule das flores delicadamente na diagonal, aproximadamente 1 cm. de haste , arranque as folhagens que forem ficar submersas na água e coloque o bouquet em um vaso ou compartimento com água fresca e limpa, imediatamente. Mantenha o vaso com flores sempre em local fresco, evitando exposição direta ao sol, ao vento e a ar condicionado e/ou aquecedores que ressecam o ambiente, diminuindo a vida das flores.

Troque a água do vaso ou do compartimentos com as flores por completo diariamente sempre usando água fresca e limpa, evitando a proliferação de micro organismos. O caule deve ser podado pelo menos de dois em dois dias seguindo a forma indicada acima.

Algumas flores são mais sensíveis que outras, por esse motivo é comum que algumas delas pereçam primeiro. Caso isso aconteça apenas remova cuidadosamente as flores murchas podando-as ou as retirando do vaso.









MOTIVO DA ROSA - CECÍLIA MEIRELES



Motivo da rosa
Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.
Rosas verá, só de cinzas franzida,
mortas, intactas pelo teu jardim.
Eu deixo aroma até nos meus espinhos
ao longe, o vento vai falando de mim.
E por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.





ROSAS

As rosas pertencem à família Rosacae e ao gênero Rosa, com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente cinco pétalas, muitos estames e um ovário ínfero.
Por sua extraordinária beleza e seu suave perfume, a rosa é conhecida como a "rainha das flores". Apreciadas desde a pré-história, as rosas existem em estado silvestre em todo o hemisfério norte, mas é na China onde se encontra o maior número de variedades.



MITOS LENDAS E CRENÇAS:


Os mitos e as lendas tendo a flor como tema, e eternizados através da arte, testemunham a presença da rosa entre os povos antigos. Segundo os gregos, a primeira rosa nasceu da espuma do mar quando Afrodite, ao ver ferido seu amado Adonis, correu a salvá-lo. Quando suas lágrimas tocaram as águas, um branco rosal brotou das ondas e um espinho feriu a deusa que, com seu sangue, tingiu todas as rosas de vermelho. Afrodite deixou cair sobre o rosal o frasco de aromas que trazia preso 'a cintura, dando 'as rosas seu suave perfume de deusa.


Na Grécia antiga, as rosas eram consagradas a Afrodite, deusa da Beleza, e a Atena, deusa da Razão e da Sabedoria. As graças, servas de Afrodite, se cobriam de rosas 'as vésperas da primavera. Em Rodes, a ilha das rosas, eram celebrados os mistérios da iniciação.
Homero fala na Odisséia que os marinheiros de Ulisses haviam dado o nome de Rodes 'a famosa ilha, por vê-la sempre coberta de rosas, e em razão do perfume inebriante que ali sentiam. O mesmo escritor conta, na Ilíada, que Achilles tinha o escudo ornado de rosas, ao lutar contra Heitor, filho do rei de Tróia.


Napoleão enviou de Viena, a Josephine, mudas de rosas que a imperatriz faria plantar perto de Paris. Josephine de Beauhainais teria grande importância no desenvolvimento da cultura de rosas na França. Mais de 250 espécies foram plantadas por seus jardineiros, na Malmaison.


Dom Pedro I criou a ORDEM DA ROSA a fim de perpetuar a memória de seu "faustíssimo consórcio" com D. Amélia de Leuchtenberg e Eichstaedt. As veneras da ordem teriam sido inspiradas nas rosas que ornavam o vestido que a princesa usava ao desembarcar no Rio de Janeiro.